Inteligência Artificial precisa de regulamentação, diz CEO da Nvidia

Lu Eiterer
2 min readJan 25, 2023

--

O diretor executivo da Nvidia, Jensen Huang, revelou uma opinião relativamente polêmica entre os entusiastas da tecnologia. De acordo com Huang, por causa da evolução cada vez mais rápida e da tecnologia cada vez mais complexa de inteligência artificial, o campo precisará de uma “regulamentação”.

“Qual é a norma social para usá-la? Quais as normas legais precisam ser desenvolvidas”, disse Huang. “Tudo está evoluindo agora. O fato de estarmos todos falando sobre isso nos coloca em um lugar muito melhor para eventualmente acabar em um bom lugar.”

Segundo Huang, a implementação de normas sociais e limites jurídicos para esse tipo de tecnologia poderá evitar problemas no futuro, especialmente de quebra de ética em diversos setores.

“Lembre-se, se você der um passo atrás e pensar em todas as coisas da vida que são convenientes, facilitadoras ou maravilhosas para a sociedade, provavelmente também tem algum dano potencial”, disse Huang.

A fala foi feita durante um evento em Estocolmo, na Suécia, onde diversos grandes nomes estão discutindo os novos investimentos em tecnologia.

Huang é uma das figuras mais importantes na área de inteligência artificial. Além disso, os chips produzidos pela Nvidia são amplamente utilizados no campo, inclusive em um supercomputador que a Microsoft construiu para a startup OpenAI.

A fala de Huang reflete os passos de alguns reguladores do mundo, como Ted Lieu, nos Estados Unidos. Já existem questionamento sobre a privacidade, tratamento e uso de dados como leitura facial ou dados de voz, que podem ser utilizados de forma prejudicial caso não haja nenhuma regulamentação.

--

--